Buscar
  • Maó Arquitetura

O RETRÔ NO DESIGN DE INTERIORES

A tendência do retrô e vintage na decoração e design de interiores tem se estabelecido com mais firmeza de tempos para cá.


Antes de tudo é preciso saber da diferença de ambos, vintage é uma peça antiga original e que resistiu ao tempo, normalmente encontrada em brechós, antiquários e feiras e, por esse motivo, costumam ter um preço elevado. Já o retrô é referente a elementos contemporâneos que remetam às décadas passadas.


O uso de objetos decorativos retrô são uma forte tendência, porém hoje vamos falar sobre a incorporação de elementos inspirados em décadas passadas no design de interiores em si, ou seja, não estamos falando apenas de um rádio ou um toca discos que inspirados em outras décadas, mas em todo o ambiente carregando um toque retrô mesclado às tendências contemporâneas


Triplex Arquitetura


Os primeiros ambientes por aqui a incorporarem a tendência foram as cozinhas e banheiros pelo uso de um elemento que surgiu como moda, mas já se estabeleceu com firmeza: os azulejos estilo metrô, inspirados nas estações de metrô de Nova Iorque no início do século 20. Usados nas mais variadas cores e paginações esse azulejo traz imediatamente uma carinha de antiga e, se combinado a outros elementos retrô tendência, conferem originalidade ao espaço sem ficar caricato, sabemos que se trata de um lugar contemporâneo.


Trudy Cross


ACF Arquitetura


A presença de “almofadas” e molduras em baixo relevo, puxadores também em formatos retrô, além da presença de louças e metais em cores além do aço inox são elementos presentes nesses ambientes e que complementam o tom retrô dos ambientes.


Já nos demais ambientes, como salas e quartos o toque retrô aparece em elementos arredondados, herdados da própria arquitetura e não do design de interiores, além de boiseres nas paredes, que nada mais são que molduras em alto ou baixo relevo demarcando o ambiente como se fossem quadros na parede e móveis soltos com uma cara de antigo, como uma poltrona ou aparador com pés palito, por exemplo.



Carol Miluzzi / Babi Teixeira

E você, qual elemento do retrô que está em alta gosta mais? Usaria algum deles em sua casa? Deixe aqui nos comentários sua opinião!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SOBRE NÓS